loader image

Cine NINJA marca presença na 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

por | jun 29, 2023

Ação! Junho foi o mês em que a equipe da CineNinja caiu na estrada. Após participar da Mostra Comemorativa de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória com a equipe do S.O.M, o grupo audiovisual seguiu para a cobertura da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada de 21 a 26 na histórica cidade mineira.

Com a temática “Memória e criação para o futuro”, a 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto homenageou Tony Tornado, cantor, ator e um dos pioneiros em introduzir a Soul Music e o Funk na música brasileira, com mais de 50 anos de carreira.

A mostra, organizada pela Universo Produção, exibiu um total de 125 filmes, incluindo pré-estreias e mostras temáticas. Essa seleção contou com 30 longas-metragens, nove médias-metragens e 86 curtas-metragens, provenientes de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Estados Unidos) e de 14 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Os filmes foram distribuídos em nove mostras distintas: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Valores, Mostrinha e Cine-Escola.

Com uma programação abrangente, o festival se destacou por sua importância como espaço de encontro e reflexão sobre a indústria audiovisual. Além das exibições de filmes, o evento promoveu debates e grupos de trabalho, abordando temas como educação, história e arquivo audiovisual. Representantes de diferentes regiões do Brasil se uniram para discutir políticas públicas e propor encaminhamentos ao Ministério da Cultura. Essa colaboração resultou na elaboração de uma carta que reflete as demandas e necessidades do setor cinematográfico brasileiro.

Segundo Ana Pessoa, gestora da CINE NINJA, a cobertura e participação da equipe na 18ª CineOP foi um momento de fortalecimento no dialogo com agentes, produtoras e coletivos do audivisual brasileiro

É muito interessante para nós ter essa extensão na cobertura, pois estamos envolvidos diariamente na cena audiovisual por meio das redes da Cine Ninja. Agora, especialmente com a retomada gradual das atividades presenciais em 2023, temos sido convidados a estar presentes nesses espaços. No início do ano, montamos a Casa Ninja em Tiradentes, onde fizemos uma cobertura muito enriquecedora em parceria com o pessoal do Minas Ninja. Agora, tivemos essas duas experiências que também uniram o S.OM. Contamos com a presença de Talles, Fredinho e outros membros da equipe. Esses festivais combinam muito bem a música com o cinema. Foi um momento em que fizemos uma cobertura conjunta, o que tornou a experiência ainda mais especial.

VOLTAR