De passagem pela cidade, a Casa NINJA visitou a primeira fábrica de chocolates da Amazônia
Desbravando a região norte do Brasil, durante a segunda etapa da tour, a Casa NINJA Amazônia passou por Medicilândia, que fica no sudoeste do Pará.
A cidade que foi fundada devido a construção da Rodovia Transamazônica (BR 230), surgiu no ano de 1973, quando foram implantados os primeiros 17 hectares de terra dentro do Plano de Integração Nacional, formando uma vila com seis famílias produtoras rurais.
Em sua narrativa histórica, Medicilândia se destaca pela fertilidade do solo onde suas terras já abrigaram plantações de canaviais e implantação de usina hidrelétrica, atraindo assim a mão-de-obra e a migração de pessoas gerando o crescimento do perímetro urbano na região.
Conhecida como a “Capital Nacional do Cacau”, Medicilândia que é predominantemente agrícola, nas últimas décadas tem tido a economia dominada pela indústria do cacau, seja no plantio ou na fabricação de produtos à base deste fruto.
Cacauway: a primeira fábrica de chocolates da Amazônia
Durante nossa passagem pela cidade, conhecemos a Cacauway, a primeira fábrica de chocolates da Amazônia. Criada por pequenos agricultores da região e fabricando produtos de alta qualidade, a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, que foi fundada em 2010, tem em seus princípios básicos a geração de renda, a colaboração na fixação das famílias no campo e o apoio na conservação da floresta.
Dos tabletes às trufas, de chocolate na folha do cacau às geléias e aos licores, a Cacauway traz em sua identidade o reconhecimento de um povo que valoriza seu lugar, sua terra e que vê a natureza como principal aliada para a preservação dos recursos naturais.
Cada produto disponível na fábrica carrega a preocupação com o bem-estar dos consumidores, a importância da sustentabilidade ambiental para além da valorização da agricultura familiar, tendo a lavoura cacaueira como pilar indispensável deste processo.
Em decorrência da alta produtividade neste setor, Medicilândia também serve de palco para um festival anual chamado Cacaufest. Voltado para pequenos produtores da região, consumidores e profissionais da área, o evento tem o objetivo de fomentar os negócios da cacauicultura no município.
Com programações diversificadas, o Cacaufest inclui dias de campo, palestras e cursos técnicos destinados aos produtores e profissionais das ciências agrárias. Além disso, durante o festival ocorrem exposições de produtos agrícolas, stands para venda e negociações e outros materiais referentes ao cultivo do cacau.
Neste solo de terra roxa que atravessa Medicilândia, a sustentabilidade cultural se perpetua tendo o meio ambiente como principal colaborador. A cidade que produz o verdadeiro chocolate da Amazônia, tem na sua essência a singularidade e a autenticidade do seu povo.