loader image

Casa NINJA Amazônia Tour chega no Maranhão para conhecer histórias e iniciativas locais

by | set 21, 2023

Na cidade, conheceram reserva e conversaram com coletivos
Na cidade, conheceram reserva e conversaram com coletivos- Foto: Gian Martins/Mídia NINJA

Por Jessica de Albuquerque

A Casa NINJA Amazônia Tour foi à Imperatriz, no Maranhão. A cidade histórica que surgiu entre os séculos XVI e XVII, é considerada um dos maiores centros populacionais, econômicos, políticos e culturais do Estado. Situada à margem direita do rio Tocantins, Imperatriz hoje é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado.

Sendo considerada a capital local, a cidade é portal para distribuição de logística, na qual além de varejos e atacados, também conta com a Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), o rio Tocantins, um dos maiores rios do país, a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás. Além disso, na cidade também estão concentradas as principais linhas de transmissão de energia elétrica do Maranhão e de outros estados.

Uma cidade que tem o Lindô e o Bumba meu Boi como principais manifestações folclóricas, Imperatriz já abrigou os povos indígenas antes da ocupação da comitiva do Frei Manoel Procópio, considerado o seu fundador. A diversidade cultural da cidade também reflete na música e na gastronomia, isso devido à migração de povos vindos de outros estados.

Visita da Casa NINJA Amazônia

Na Reserva Extrativista do Ciriaco que fica à 90 km de Imperatriz na cidade de Cidelândia, fomos recebidos na Associação dos Trabalhadores pelas quebradeiras de coco babaçu, que nos mostraram como é feita a coleta, a quebra e a extração do azeite. O processo é uma das principais atividades que movimenta a economia local, e além do azeite da amêndoa de babaçu, as quebradeiras fabricam o mesocarpo, um tipo de bolo que a massa é extraída do babaçu e também é comercializada na cidade.

“O que a gente ganha é a Amazônia, porque quando a gente tem uma Amazônia uma reserva viva, bem, nós ganhamos. Nós não devastamos, não destruímos, nós preservamos. Então isso pra nós é muito gratificante”.

Relata dona Maria Faustina, quebradeira de coco babaçu orgulhosa do lugar em que vive.

Em um fogo aceso no chão com o auxílio de uma panela de ferro, vimos como é feito parte do processo de extração do azeite de babaçu, no qual requer habilidade para separar as amêndoas das cascas, torrar e depois coar esse azeite em um pano.

Na cidade eleita o Portal da Amazônia, tivemos também o Encontro NINJA com ativistas, associações e coletivos que colaboram ativamente nessa luta pelos direitos iguais e pela preservação do meio ambiente.

No Pátio Canto & Recanto, conversamos sobre o cenário político e sua influência nas iniciativas culturais, a importância das narrativas autorais e o papel dos coletivos e organizações para a disseminação da cultura local.

As palmeiras de babaçu na Reserva do Ciriaco enfeitam a paisagem rica em biodiversidade e conservação. Essas palmeiras que desde 1992 integram um pedaço dessa Amazônia que corta esse país, são indispensáveis para a proteção de povos, tradições e culturas presentes em cidades como Imperatriz.

Confira a cobertura da passagem da tour em Imperatriz

Acompanhe a circulação da Casa NINJA Amazônia tour pelos nossos canais no instagramtelegram e WhatsApp .

VOLTAR