Casa NINJA Amazônia e Mídia NINJA estão presentes realizando a cobertura do encontro e fortalecendo conexões ativistas


Fortalecendo as lutas pelos povos da floresta amazônica, a Mídia NINJA, através da Casa NINJA Amazônia, está no Equador, onde participa do Congresso BILM 2023, que reúne ativistas e lideranças negras e indígenas de toda a América Latina.
Com participação de Marielle Ramires, representando a Mídia NINJA, o evento ocorre de 7 a 12 de outubro em Serena, Napo, e é o 1º Encontro Antimineração realizado pelo Movimento de Libertação Negra e Indígena.
O encontro tem o objetivo de amplificar as vozes das comunidades afetadas pelo extrativismo predatório na região e debater soluções para acabar com essas atividades e suas consequências.


Na noite de sábado (7), foi realizada a abertura oficial do acampamento com diálogos das lideranças indígenas kichwa da comunidade de Serena, além de lideranças indígenas e afrodescendentes do BILM. A noite também foi marcada por danças, cantos do povo kichwa e rituais.
A Amazônia equatoriana se consolidou como epicentro da resistência contra a mineração, onde comunidades indígenas e locais correm risco grave de contaminação dos rios. Já foram registrados 1.400 conflitos ambientais devido às atividades extrativistas resultando na destruição, contaminação e na perpetuação da violência nas comunidades.
Sendo composto por organizações, comunidades e coletivos sociais, o Movimento para a Libertação Negra e Indígena (BILM) tem como objetivo responder aos crimes contra o racismo, a discriminação, a violência, o colonialismo e as consequências do capitalismo racial.
Cobertura realizada através do BILM Climate Story Lab em parceria com Doc Society















