loader image

Artistas de Divinópolis se organizam para II Primavera Poética

por | ago 31, 2023

Divinópolis (MG) se prepara para receber a II Primavera Poética, evento que reúne artistas da literatura de toda a região.

As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, entre eles os campus das universidades federal e estadual, além de uma agenda especial na Casa Coletiva Onde o Trem Apita, ponto conectado à Floresta Ativista na cidade e que promove diversos eventos culturais e formativos durante todo o ano.

“A poesia é o alimento para a alma. Sem a poesia nós seremos como corpos inanimados. É necessário refrescar a nossa alma, o nosso coração com o bálsamo da poesia”, disse o poeta Marcelo Martins Corrêa.

Sua fala traduz a intenção e motivação para a realização de um festival orgânico, itinerante, popular e plural idealizado pelo Coletivo ArteFeria. A Primavera Poética teve sua primeira edição em 2022 e agora reúne poetas, grupos e entidades locais para planejarem as ações da 2ª edição do evento.

Com data marcada de 20 a 31 de outubro, a lI Primavera Poética nas terras do Divino pretende florescer poesia por toda a cidade.

“A preocupação maior dos grupos presentes na reunião foi que a gente faça as coisas acontecer, mas que atinja a população. Então o envolvimento da população é fundamental”, afirma Cláudio Guadalupe, historiador e um dos diretores do Coletivo ArteFeria.

A reunião levantou as possibilidades de eventos poéticos espalhados pela cidade com abertura na Biblioteca Municipal Ataliba Lago, além de ações em espaços públicos e de entidades ou comércios que apoiam a cultura e a arte local como a UEMG, Boutique do Livro entre outras.

“Nós convocamos essa reunião justamente para trazer uma multiplicidade de pessoas, de instituições, de pensamentos e de mídias, de formas de fazer poesia, de fazer literatura”, comenta Weverton Duarte, psicanalista e um dos diretores do ArteFeria.

Quando poetas se unem é natural que compartilhem versos e declamem suas palavras sentidas e vividas. Karen Pedrada, Ana Cláudia, Lucas Galvão, Dioli, Ploc, Marcelo Martins entre tantos outros que estavam presentes ofertaram seus poemas.

A reunião finalizou com a entrega do portfólio do Coletivo ArteFeria feito pelo projeto Conexão Comunidade da AIC.

“Tenho expectativas que a Primavera Poética ocupe espaços na cidade que devem ser ocupados pela arte, pela poesia, pelas falas que são necessárias que cheguem às pessoas. Espero que seja um evento que agregue ao público, que os artistas se sintam ouvidos, se sintam vistos e que a gente possa tocar as pessoas com a nossa arte”, disse Karen Pedrada, poeta e fundadora da Oficina de Rima

Com informações de Nuna Costa

VOLTAR