O encontro reuniu representantes de 20 países em uma festa cultural de conexões e trocas de experiências
Entre os dias 23 e 26 de julho de 2012, a cidade de Brasília sediou o “2º Encontro Iberoamericano Cultura de Rede”, um evento que reuniu redes e representantes de 20 países. Essa iniciativa teve como objetivo promover a articulação continental, fomentar o intercâmbio de experiências culturais, discutir a gestão de redes, explorar processos colaborativos, incentivar a participação social e impulsionar a circulação de conhecimento livre.
O evento aconteceu no contexto do “Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília” e teve como propósito central debater a sustentabilidade de projetos culturais. Além disso, buscou fortalecer as conexões e estabelecer agendas em comum para a gestão de iniciativas e redes culturais, considerando suas diversas dinâmicas em âmbito global e local.
A organização do 2º Cultura de Rede ficou a cargo da frente internacional da rede “Fora do Eixo ” e foi uma realização conjunta do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Economia Criativa, e do Governo do Distrito Federal. A Rede Nacional dos Pontos de Cultura, Cultura Senda, Cultura & Integración, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e a Rede Sulamericana de Dança foram co-realizadoras do evento, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura.
O encontro propiciou um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, vivências e tecnologias entre os diversos agentes culturais latino-americanos presentes. A reflexão sobre a cooperação internacional ressaltou que as diferenças e a rica diversidade cultural da região não constituem um obstáculo, mas sim uma matéria-prima essencial e potente para o desenvolvimento das conexões que o Brasil e os brasileiros têm mostrado serem possíveis e necessárias.
“O encontro que aconteceu em Brasília foi apenas uma das etapas de algo muito maior que foi construído! As conexões latino-americanas estão cada vez mais sólidas e as trocas não param de acontecer!”, definiu nas suas redes sociais Carol Tokuyo, coordenadora da frente internacional do Fora do Eixo.
Cultura de Red marcou um antes e um depois na articulação latino-americana de experiências coletivas de uma geração, filha de uma década ganhada, que renovou as metodologias e energias para manter vivas as revoluções do continente.
Se quiser reviver mais momentos deste encontro confira a cobertura fotográfica completa!