A Mídia NINJA foi reconhecida pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (APADEP) como parceira da organização ao receber o “Selo Defenda Quem Defende”, que enalteceu e destacou ações de pessoas da sociedade civil no auxílio à garantia das Prerrogativas de Defensoras e Defensores e também dos direitos da população usuária dos serviços da Instituição.
Na ocasião, o Presidente da Associação, Rafael Galati Sábio, entregou à jornalista e editora da NINJA, Thanee Degasperi, o prêmio e agradeceu a atuação do veículo em 2019, quando liderou a denúncia no caso da violação das prerrogativas do defensor público Rafael Português, ocorrida em junho de 2019. Ele havia sido detido injustamente enquanto realizava a defesa de jovens presos em ato de greve geral.
Ao entregar o prêmio Rafael contou mais sobre o ocorrido, disse ter presenciado uma abordagem policial abusiva contra pessoas em situação de rua e, ao tentar dialogar com o militar sobre a situação foi agredido, algemado e levado para um camburão da polícia, sem comunicação. “E eu agradeço à Mídia NINJA porque foi pelas imagens dela que meus colegas me identificaram e puderam correr na delegacia. Se não fosse as imagens eu teria ficado preso, torturado, porque é o castigo de manter lá”.
Na ocasião, além de registrar cenas de abuso de autoridade da Polícia Militar de São Paulo em junho de 2019, durante grande ato de trabalhadores, a Mídia NINJA realizou uma chamada em suas redes para que leitores enviassem vídeos e imagens que reforçassem as acusações contra a PM. Um dos dos objetivos do chamado foi defender Rafael Português, que tinha sido detido enquanto defendia os jovens presos arbitrariamente pelos policias.
O Selo foi criado pela Apadep para agradecer a atores e atrizes externos que contribuíram concretamente em casos em que houve violação à prerrogativas de Defensoras e Defensores Públicos.