
Carnaval é mais do que festa e diversão. É cultura, política e integração social, exercidas de múltiplas formas em toda a América Latina. O projeto “Otros Carnavales” voltou e, neste ano, em parceria com a Mídia NINJA, o NINJA.Foto e o Poderes Pretos, compartilhará, em registros de diversos colaboradores, as distintas cores, formas e olhares por meio dos quais essa celebração acontece ao redor do mundo.
São blocos, rodas, cortejos e batuques que se constroem durante o ano inteiro para explodir em cor, suor, política e afeto durante os dias de festa e, sob novos olhares, ganham visibilidade a partir de uma cobertura colaborativa, em rede e multimidiática,. O projeto busca explorar a diversidade, a multiplicidade e a singularidade que só a maior festa popular do mundo é capaz de proporcionar.
Há mais de uma década narrando histórias, com a colaboração de centenas de pessoas, o projeto encerra a convocatória para a Cobertura Colaborativa Otros Carnavales 2026 com mais de 300 inscrições de fotógrafas, fotógrafos, redatoras e redatores que, entre 14 e 18 de fevereiro, estarão nas ruas documentando as múltiplas expressões do carnaval de rua brasileiro.
A Cobertura Colaborativa completa poderá ser acompanhada nas redes sociais da Mídia NINJA, NINJA.Foto, Poderes Pretos e Otros Carnavales, assim como pelo portal da Mídia NINJA. Mais do que assistir, o convite é para acompanhar, compartilhar e atravessar essas histórias que fazem do carnaval um território vivo de cultura, política, afeto e transformação social.
Sobre Otros Carnavales
O projeto nasceu a partir da inspiração gerada pelo movimento político dos garis do Rio de Janeiro, em 2014, que subverteu o conceito tradicional da celebração ao transformar a greve em presença política nas ruas carnavalescas, ressignificando o festejo como espaço de disputa, voz e visibilidade. Otros Carnavales surge no ano seguinte, em 2015, propondo enxergar a festa para além do espetáculo, como território de expressão coletiva e transformação social.
Ao longo de suas edições, o projeto dedicou-se a registrar o carnaval de rua a partir de uma perspectiva não convencional, indo além das escolas de samba na Sapucaí e dos megablocos nas avenidas das grandes capitais. “A proposta de provocar um olhar multidimensional sobre a cultura da América Latina, especialmente a brasileira, reuniu, ao longo dos anos, centenas de comunicadores, fotógrafos e narradores, que ajudaram a construir um dos maiores acervos colaborativos sobre o carnaval de rua do continente”, afirma Oliver Kornblihtt, coordenador do projeto.
Mais do que uma cobertura cultural, Otros Carnavales se afirma como ferramenta de disputa de narrativas, dando visibilidade a expressões culturais historicamente marginalizadas pelos circuitos oficiais e pela mídia tradicional. O projeto fortalece a comunicação independente e amplia a diversidade estética, territorial e política das formas de contar e compreender o carnaval.
Conheça as edições anteriores:
2015: https://medium.com/otros-carnavales
2016: https://medium.com/otros-carnavales-2016
2017: https://medium.com/otros-carnavales-2017
