Karla Martins é homenageada, em Rio Branco, com a Ordem do Mérito Cultural do Acre

por | set 10, 2025

Foto: Governo do Acre

No último dia 10 de setembro, Karla Martins, uma das fundadoras da rede Fora do Eixo e coordenadora da Casa NINJA Amazônia no Acre, foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural do Acre, honraria concedida pelo Governo do Estado a personalidades que contribuem de forma significativa para a valorização e preservação da cultura acreana.

A cerimônia aconteceu no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, e reuniu artistas, ativistas, cientistas e autoridades que celebraram o reconhecimento a trajetórias dedicadas à cultura. A comenda é outorgada a partir de indicação do Conselho Estadual de Cultura e da Fundação de Cultura Elias Mansour.

O evento reuniu 89 convidados, entre autoridades, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil, que prestigiaram a solenidade marcada por homenagens e celebrações.

Karla destacou o papel coletivo de sua caminhada. “Eu nunca, nem em meus melhores desejos, seria essa pessoa que vou sendo construída, sem a cultura como a coluna vertebral das minhas escolhas e decisões. Não sou e estou só, tudo foi construído coletivamente, por isso deu certo! Compartilho essa homenagem com a comunidade cultural Fora do Eixo, onde cresci e caminho junto”, afirmou.

A homenagem também emocionou amigos e parceiros de caminhada. O poeta Alessandro Borges ressaltou a importância da presença de Karla em sua trajetória: “Umas das maiores incentivadoras da minha carreira como fazedor de cultura, Karla Martins acreditou no meu talento como trabalhador das palavras. Foi incrível receber essa comenda ao lado dela”.

Já a deputada federal Socorro Neri destacou a relevância da homenageada para o Acre e para a Amazônia: “Karla tem uma dedicação à cultura acreana e amazônica de emocionar. Sua trajetória inspira e fortalece a luta por um futuro melhor”.

O gestor cultural Edson Natale também celebrou o reconhecimento: “Sua força e capacidade de costurar sonhos vai além do vasto mundo que eu imaginava. Obrigado e parabéns, minha amiga”.

VOLTAR