
O projeto Som do Acre anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para sua 2ª edição. Agora, artistas e grupos acreanos em fase de produção musical têm até a amanhã, terça-feira, 9 de setembro de 2025, para garantir participação. As inscrições devem ser feitas pelo site da Floresta Ativista.
A iniciativa tem como objetivo mapear, formar e fortalecer a cena musical autoral do Acre, oferecendo oportunidades de capacitação e visibilidade para os artistas locais. O projeto é dividido em três etapas: Mapeamento, Formação e Posicionamento Nacional.
Durante a fase de formação, os participantes terão acesso a quatro oficinas presenciais, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, em Rio Branco, com a presença de profissionais renomados da música, como Edson Natale, produtor cultural; Aíla, cantora e compositora paraense; Pena Schmidt, produtor musical; e Fernanda Paiva, especialista em branding cultural. Os encontros abordarão temas como gestão de carreira, distribuição digital, comunicação, redes e identidade na música amazônica.
Ao final do projeto, dois artistas ou grupos selecionados terão a chance de integrar o line-up do 7º Festival Varadouro, em dezembro de 2025, com direito a ensaio fotográfico e divulgação nacional.
O Som do Acre é realizado pela Eita Pau Produções e Associação Coletivo Cultural, aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Fundação Garibaldi Brasil, Casa Ninja Amazônia, Floresta Ativista, Festival Varadouro e SOM.VC.