loader image

Clímax leva oficina de cinema para celular ao Vale do Jequitinhonha

por | jul 11, 2024

Foto: Casa NINJA Amazônia

Entre os dias 22 e 27 de julho, a Mídia NINJA vai realizar a Oficina de Cinema para Celular na cidade de Couto de Magalhães de Minas, localizada a 35 km de Diamantina, no Alto Jequitinhonha. São 30 vagas ofertadas e os selecionados poderão contar com ajuda de custo para participação. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Rede Floresta Ativista.

Realizado em formato especial dedicado, in loco, a oficina irá da teoria à prática, possibilitando a produção de obras que utilizarão o celular como ferramenta principal, referenciadas no conceito de “cinema de urgência” e com a emergência climática no Vale do Jequitinhonha como eixo temático.

A atividade será ministrada pelo cineasta e ativista Ricardo Targino, com 30 horas/aula e buscará uma abordagem específica da emergência climática na região, a partir das evidências já deixadas pelas ondas de calor extremo e seu impacto na dinâmica da população. O objetivo é iniciar a articulação de uma rede popular de justiça climática no Vale, para atuação prioritária na mobilização social e redução da vulnerabilidade climática, a partir de estratégias de cultura e comunicação associadas ao clima.

Por isso o Clímax ocorre durante o 39º Festivale – Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, um dos mais importantes festivais de cultura popular do Brasil, realizado desde 1980 em itinerância pelos municípios do Vale do Jequitinhonha. O festival constitui ao longo das décadas uma importante rede territorial de agentes culturais para a ação climática no Vale, frente às medidas de adaptação, resiliência e redução de vulnerabilidade, que se tornaram tão necessárias e urgentes.

Clímax

O Clímax é um evento onde a cultura, comunicação e clima se unem em um só prisma de leitura, interpretação e intervenção. O evento acontece diante de um contexto socioambiental acelerado da mudança climática, cuja gravidade é cada vez maior e fez com que o Vale do Jequitinhonha se tornasse seu epicentro: das vinte cidades que tiveram maior aumento de temperaturas no país, dezoito estão localizadas na região. Não é capricho dos termômetros, é a catástrofe avançando no semiárido mineiro e exigindo a máxima atenção possível.

Uma das principais atividades do encontro é a “Oficina de cinema para celular”que ocorre entre os dias 22 e 26, com inscrições abertas para seleção de 30 alunos. A atividade oferecerá 30 horas/aula de formação especializada em “cinema de urgência”, ministrada pelo cineasta e ativista medinense Ricardo Targino, co-fundador da Mídia NINJA. Com caráter prático, a oficina se baseia na produção de conteúdos atentos às emergências climáticas, e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo em Minas Gerais. 

Além a oficina, um encontro será realizado no dia 27/07 que irá reunir lideranças sociais, políticas, econômicas, comunitárias, culturais, religiosas; bem como artistas, ativistas e gestores públicos. Estão convidadas as 59 prefeituras da região, os órgãos estaduais e federais, e as diversas organizações da sociedade civil.

VOLTAR