loader image

Clímax promove debate online sobre “Mulheres, Cultura e Clima”

por | jul 10, 2024

O encontro online dá continuidade a série de debates sobre cultura e clima que propõe refletir sobre o papel das mulheres nesse diálogo

Foto: Tainá Xavier / Mídia NINJA

Durante o mês de junho, o Climax – rede de justiça climática da Mídia NINJA – promoveu uma série de fóruns online que buscaram destacar a importância da cultura na abordagem das emergências climáticas. No sábado, 13 de julho, às 10h, os debates terão continuidade com o encontro “Mulheres, cultura e clima” que contará com a participação de Maryellen Crisóstomo, Braulina Baniwa e Graciela Rodriguez a fim de debater como os movimentos feministas vêm se mobilizando a favor do avanço da justiça climática.

A mediação do debate será realizada por Maryellen Crisóstomo, quilombola, jornalista e ativista de direitos humanos quilombolas, e irá contar com Braulina Baniwa, indígena, pesquisadora e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), e Graciela Rodriguez, socióloga, ecofeminista e coordenadora do Instituto EQÜIT Gênero, Economia e Cidadania Global. Em conjunto, as três mulheres autoridades no tema irão questionar como movimentos feministas vêm se movimentando ao longo do tempo contra a degradação ambiental e como o patriarcado contribui para a manutenção de um sistema predatório.

As inscrições para o encontro Mulheres, cultura e clima estarão abertas até a sexta-feira, 12 de julho, às 17h e os interessados podem inscrever-se através da plataforma da Floresta Ativista.

A rede e os fóruns do Climax.Now foram lançados no Dia Mundial do Meio Ambiente propondo a cultura como um eixo estratégico para o debate da emergência climática. A partir disso, foi elaborada uma agenda colaborativa de eventos virtuais e presenciais que trazem o debate do clima junto a temas como cinema, negritudes, feminismos, alimentação, economias, design, tecnologia, entre outros.

Diante do avanço da crise climática, o Clima.Now aposta na cooperação e na articulação global para desenvolver tecnologias e práticas que aumentem a resiliência e a capacidade de adaptação das comunidades. A rede acredita que a cultura, enquanto reguladora da convivência social, é crucial para a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável. A jornada Climax Now busca não apenas enfrentar as emergências climáticas, mas também ressignificar a relação da humanidade com a natureza, promovendo um reencantamento e uma reconexão com a Mãe Terra.

VOLTAR