loader image

Cine Nave recebe pré-estreia gratuita de “Tudo o Que Você Podia Ser”, com debate especial no Mês do Orgulho

por | jun 17, 2024

Filme de Ricardo Alves Jr. será seguido por debate com a presença do diretor e convidados no dia 18 de junho

O diretor Ricardo Alves Jr. descreve o filme como um manifesto sobre cuidado, amizade e pertencimento, explorando temas da comunidade LGBTQIAPN+. Foto: Divulgação/ Tudo o que Você Podia Ser.

O Cine Nave tem a honra de anunciar a pré-estreia gratuita do filme “Tudo o Que Você Podia Ser”, dirigido pelo cineasta mineiro Ricardo Alves Jr. A sessão especial, que ocorre no dia 18 de junho às 19h na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, será seguida de um debate com a presença do diretor e convidados, com mediação de Lilianna Bernartt. Este evento marca o início das comemorações do Mês do Orgulho LGBTQIA+.

Clique aqui para se inscrever!

O longa-metragem, protagonizado por Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal e Will Soares, transita entre a ficção e o documentário, celebrando a amizade e a existência de vidas LGBTQIA+ em um retrato afetuoso da família que se escolhe em meio a desafios e sonhos. “Tudo o Que Você Podia Ser” estreia oficialmente nos cinemas no dia 20 de junho, pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras.

Gravado entre dezembro de 2021 e março de 2022 em Belo Horizonte, o filme de Ricardo Alves Jr. explora temas como comunidade, HIV, afeto e sexualidade, abordando a sobrevivência à intolerância e a afirmação das subjetividades em um ambiente ainda hostil para a comunidade LGBTQIA+. A obra foi premiada na 25ª edição do Festival do Rio e venceu o prêmio de melhor filme do público no mais recente Festival MIXBRASIL, destacando-se pela sensibilidade e autenticidade com que retrata as experiências de seus personagens.

No longa, o público acompanha o último dia de Aisha em Belo Horizonte, em uma despedida na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will. Através das interações cotidianas entre as personagens, o filme oferece um retrato tocante e íntimo da amizade, mesclando elementos ficcionais e documentais que aproximam o público das histórias de cada personagem.

A trilha sonora do filme conta com a regravação da música “Tudo O Que Você Podia Ser”, clássico do Clube da Esquina na voz de Milton Nascimento, feita especialmente para o filme pela cantora Coral, artista baiana radicada em BH e uma das vozes da diversidade no Brasil.

Segundo o diretor Ricardo Alves Jr., o longa é muito mais do que apenas um filme, é um manifesto sobre cuidado, amizade e pertencimento. “O filme surge em um contexto especial, sobrepondo-se aos desafios sociais e pessoais vividos no Brasil nos últimos anos. Exploro temáticas relacionadas à sobrevivência, à intolerância e à afirmação das subjetividades em um ambiente onde a comunidade LGBTQIAPN+ ainda enfrenta uma dura realidade. Este trabalho é uma ode à resiliência, à capacidade de enfrentar a adversidade e florescer em um ambiente que muitas vezes é hostil,” ressalta o cineasta.

Após rodar por diversos festivais de cinema, “Tudo o Que Você Podia Ser” chega ao circuito comercial no dia 20 de junho de 2024. A pré-estreia é uma oportunidade imperdível para conhecer mais sobre o trabalho de Ricardo Alves Jr. e discutir as temáticas relevantes abordadas no filme. A sessão será gratuita, com entrada garantida através da inscrição no Portal da Floresta Ativista. O evento contará com acessibilidade, incluindo banheiros acessíveis e intérprete de LIBRAS durante o debate.

Para garantir um lugar, basta fazer a inscrição no Portal da Floresta Ativista.

VOLTAR