Das ruas à avenida, a rede de midiativismo se soma vem pra contar histórias que vão além dos 75 minutos de desfile
A Mídia NINJA retorna à Marquês de Sapucaí para registrar o Carnaval de 2024. Após o êxito da cobertura em 2023, o movimento independente busca imortalizar o maior espetáculo da Terra nos dias 11 e 12 de fevereiro, com retorno para a apuração e o Desfile das Campeãs.
Em sintonia com os sambas-enredo que refletem a história mundial e o momento socioeconômico e político do Brasil, a NINJA mantém sua vocação narrativa, dando ênfase às tradições carnavalescas e aos personagens negligenciados nas narrativas midiáticas.
Por motivos diferentes, as pessoas e pautas que atravessam as comunidades que realizam o carnaval têm sido frequentemente negligenciadas nas narrativas sobre o evento. Seja por distorções midiáticas ou pela criminalização da festa popular, os personagens cotidianos são deixados à margem. Além disso, há uma tentativa de afastar o visual da festa do seu teor político, sendo que o Carnaval sempre foi uma ferramenta de manifestação e protesto.
Dríade Aguiar, coordenadora da NINJA na Avenida 2024, destaca a importância de capturar emoções que não se limitam aos 75 minutos de cada escola:
“A Mídia NINJA sempre cobriu o carnaval e os festejos populares, conectando-se às demandas públicas, culturais e artísticas. Além de celebrar, buscamos focar nas pautas sociais frequentemente negligenciadas pela mídia, dando destaque à dimensão política do Carnaval – das manifestações populares do Brasil profundo até as escolas de samba num espetáculo grandioso como esse”, pondera.
Ao retornar à avenida, a NINJA espera mergulhar nas histórias que fazem do Carnaval uma expressão política e cultural profunda no Brasil, celebrando a diversidade da comunidade e destacando momentos memoráveis.
Confira aqui e aqui vídeos de como foi a cobertura em 2023.
Reviva a mágica de 2023 em aqui