Zona de Propulsão
Assista aos aulões da zona de propulsão sobre tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento
Aula 1 – Desfragmator: A importância dos contextos
Você já quis saber porque algo estava acontecendo, os motivos, de onde vem ou para onde irá. Ou desejou ter uma espécie de guia que te ajudasse a entender o que estava à sua volta, ou até mesmo o auxílio para geração de ideias. É disso que se trata o Desfragmator.
Aula 2 – O que raios é Gamificação?
Conheça os principais conceitos de gamificação, desmistifique sensos comuns, veja atividades e saiba mais sobre o principal elemento de toda interação: o usuário. Entenda uma das principais metodologias de implementação de gamificação, jornadas mais comuns, possíveis premiações, gargalos mais frequentes, engajamento e estudos de casos, com exemplos fáceis e práticos.
Aula 3 – Problema ou Oportunidade: Como Identificar?
Quando falamos de Startup, o próprio conceito fala do cenário de incertezas e muito disso se vale pela necessidade de entender com clareza qual problema do cliente estamos tentando resolver. Neste aulão, vamos traçar uma rota que deixe o caminho um pouco menos difícil.
Aula 4 – Empreendedorismo de Propósito
Aprenda a tirar ideias do subjetivo e transformá-las em um negócio objetivo. Facilitar o uso de ferramentas que ajudarão na construção de um modelo de negócios.
Aula 5 – Alô, com quem eu falo? Hora de conhecer seu público e descobrir a melhor forma de conversar com ele.
Nesta aula, você aprenderá a fazer uma Proto-Persona. Isso te ajudará a compreender a melhor forma de se comunicar com seu público e alcançar pessoas que entendem e valorizam seu serviço, produto e conteúdo.
Aula 6 – Canais de comunicação, quais são e como usá-los para alcançar leads
Nesta aula, serão apresentados 16 canais de comunicação para que você consiga informar ao seu cliente sobre seu produto/serviço, de maneira ágil e se comunicando da forma correta.
Aula 7 – Design de interação
Aprenda a construir protótipos de sites e landing pages de alta fidelidade, navegáveis e testáveis com uma das principais ferramentas de prototipação de artefatos digitais do mercado.
Aula 8 – Empreendagogia: a construção do percurso empreendedor
Esta aula abordará elementos e ferramentas para construção da jornada empreendedora a partir da análise de comportamentos, desempenho de habilidades e competências.
Aula 9 – Crie seu próprio site sem programação e ganhe o mundo
Aprenda a construir um site profissional com o CMS mais importante e poderoso da atualidade. Construa seu próprio site responsivo e hospede na internet com formulários de contato, redes sociais e um painel de fácil personalização e administração. Tudo isso sem programação.
Aula 10 – O que é Job to be Done e qual impacto no mindset inovador
Será que nossos clientes não sabem o que querem? O conceito JTBD explica em detalhes como identificar as necessidades e como modificar seu mindset empreendedor, para entender como e onde capturar leads e saber exatamente o que o cliente busca.
Aula 11 – Tecnologia pra quem?
Nesta aula, vamos pensar desde a construção política até a base do capacitismo. Apontando as interseccionalidades, vamos entender por quem de fato essa tecnologia é recebida e por quem ela está sendo construída. Democratizar para acessibilizar para todos.
Aula 12 – Storytelling e comunicação
Storytelling é a arte, através de um formato de história, conseguir se expressar. Nesta aula, vamos entender sobre comunicação e como utilizar elementos simples (verbais e não verbais) para expressar uma ideia ou proposta.
Aula 13 – Acessibilidade Cultural: Outras Possibilidades de pensar, viver, fruir e produzir arte.
Nesta aula, vamos falar de multisensorialidade, diferentes modos de ver, de ouvir, de entender dentro do universo artístico cultural, trabalhando temas como: acessibilidade atitudinal, acessibilidade comunicacional, acessibilidade estética, recursos de tecnologia assistiva como a audiodescrição, entre outros.
Aula 14 – Canvas – Como transformar sua ideia em modelo de Negócios
Entenda como criar modelos de negócios inovadores e como estruturar um modelo de negócios. Passando pelos quadros do CANVAS: propostas de valor, fontes de receita, segmentos de clientes e estrutura de custos, além de outros conceitos de maneira teórica e prática.
Aula 15 – Design Sprint – Desenhando Soluções
Como transformar idéias em negócios utilizando Design Sprint, um framework colaborativo do Design Thinking que permite testar e acelerar o desenvolvimento de produtos com foco no usuário.
Aula 16 – Como projetar melhores experiências para os usuários
Nesta aula vamos aprender ferramentas como a Jornada do Consumidor, Blue Print e como priorizar as suas melhores ideias para executar e tornar sua solução para ser a melhor possível.
Aula 17 – Fundamentos da Liderança
Nesta aula, você aprenderá os conceitos gerais da liderança e as relações humanas, mecanismos de motivação, como dar e receber feedback, os conceitos práticos da interação no dia a dia, o papel do ego na liderança, como liderar sem ser líder efetivo, tipos de líder.
Aula 18 – Como transformar sua arte em um negócio
Nesta aula, você aprenderá os elementos centrais da construção de um negócio pensado para artistas, conceitos de gestão, atitude empreendedora e a construção de um plano de ação para que sua paixão pela arte torne-se um negócio apaixonante.
Aula 19 – Público Alvo
Aqui veremos as boas práticas e ferramentas que ajudem a mapear tanto o público alvo como construir nossa persona e por que são importantes para nosso negócio.
Aula 20 – Como tirar sua ideia do papel com um produto mínimo viável (MVP)
Nesta aula, vamos passar por conceitos e práticas sobre a metodologia de Lean Startup desenvolvida por Eric Ries. O intuito é focar no conteúdo de protótipo e MVP (produto mínimo viável), para que você possa usar as melhores práticas no dia a dia do seu negócio ou para tirar aquela ideia do papel.
Aula 21 – Como criar experiências acessíveis para pessoas surdas
Acessibilidade permite que pessoas percebam, compreendam, naveguem e interajam no seu dia a dia sem enfrentar qualquer tipo de barreira. Vamos refletir bastante sobre os hábitos e começar a pensar com mentalidade acessível desde os primeiros passos de um projeto.
Aula 22 – Que bicho é esse chamado experiência?
Nesta aula, vamos navegar por algumas categorias de experiência que toda empresa deve ter para perceber a importância de trabalhar a jornada do cliente com excelência.
Aula 23 – Comunicação arretada, liderando a mudança na sua área
Nesta aula, vamos aprender como colocar suas ideias em prática com malemolência e uma linguagem acessível, utilizando os conceitos de metodologias ativas.
Aula 24 – Você não vai fazer um 6 em 7!
Nesta aula você vai entender como começar a prospectar clientes na internet, como criar sua página de vendas e como automatizar o seu processo de comunicação pa
Aula 25 – Como utilizar drones em projetos de arte e cultura
Nesta aula, vamos falar sobre a tecnologia revolucionária dos drones e como setores não ligados diretamente a tecnologia podem se valer deles, em especial a arte e cultura
Aula 26 – Blockchain para Negócios
Nesta aula vamos falar sobre o que é blockchain, aplicabilidade para negócios, uso diante de outras tecnologias existentes, como identificar participantes de uma rede, custos envolvidos e com o que devemos nos preocupar ao criar uma rede de negócio em Blockchain.
Aula 27 – Desenvolvendo seu primeiro aplicativo
Nesta aula vamos aprender como funcionam os bastidores do desenvolvimento de um aplicativo. Da ideia até o primeiro protótipo, até o cadastro de cliente, produto e venda.
Aula 28 – Gestão de comunidades
Nesta aula, vamos olhar para estratégias de criação de uma comunidade engajada como uma das melhores ações para alavancar seu negócio.
Aula 29 – Estilo de vida e carreira profissional – Hacks para não surtar
Nesta aula, vamos falar de ferramentas para ajudar as pessoas a pensarem carreira profissional de forma leve para empreender de forma mais saudável e alinhada com seus valores.
Aula 30 – Design e Inovação: passado, presente e futuro como processo criativo
Nesta aula vamos falar de alguns conceitos de design e filosofia em uma oficina prática, no qual será possível classificar o tipo de inovação dos negócios e gerar alternativas de soluções a partir de um framework.
Aula 31 – Estratégias de Marketing e Pitch
Nesta aula, vamos falar de plano de marketing, persona, aprender a se posicionar, como atrair pessoas e como fazer a melhor apresentação do seu negócio.
Aula 32 – Martelando com uma pedra – Protótipos podem ser simples
Nesta aula falaremos sobre capacidade inventiva e criatividade, e a partir disso, como desmistificar protótipos e mostrar o quanto essa tarefa faz parte do nosso dia a dia.