Circuito de Formação Xepa Ativismo “FOME – uma questão política”
Aula 1 – O papel do Brasil na fome do mundo
Qual o papel do Brasil na fome do mundo? Quem ganha quando não se come aqui? Esses e outros tantos questionamentos sobre o aumento vertiginoso da fome no Brasil nos últimos são explicados pelo professor Thiago Lima, no primeiro aulão do Circuito de formação Xepa Ativismo.
Aula 2 – Fome no Brasil: substantivo feminino
Ivis Elias doutora em Relações Internacionais pela UERJ, mestra em Relações Internacionais pela PUC-Rio e pesquisadora fala sobre relação entre o gerenciamento da fome, os modos de acumulação capitalista e o trabalho das mulheres na política internacional.
Aula 3 – Fome, racismo ambiental e mudança climática
O Brasil, um país moldado pela exploração indígena e negra, até hoje priva estes grupos étnicoraciais do acesso à terra e território. Sem Terra e Alimento! Quem nos fala sobre isso é Fran Paula, quilombola, mestre em saúde pública, engenheira Agrônoma técnica em meio ambiente e militante da agroecologia.
Aula 4 – Fomes históricas no Brasil
A fome no Brasil é histórica e estrutural, envolve fenômenos anteriores à pandemia do Covid-19. O processo de construção da sociedade brasileira foi atravessado por diferentes formas de exploração e desigualdade que, entre outras implicações, agravaram o gradiente de pobreza e tornaram a fome uma constante social.
Aula 5 – A fome dá lucro
Quem ganha e quanto se ganha com a fome? Confira na última aula do Circuito de formação Xepa – A FOME É UMA QUESTÃO POLÍTICA, realizado em parceria com a Mídia NINJA e o Grupo de pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba.