loader image

Mídia NINJA é homenageada no Rio de Janeiro por comunicação antirracista

por | dez 1, 2023

Foto: Caio Oliveira

Centenas de comunicadores e veículos de comunicação antirracistas foram homenageados e reconhecidos pela mandata da vereadora Monica Cunha (Psol), no Rio de Janeiro. A Mídia NINJA foi uma das redes reconhecidas, junto com Notícia Preta, Portal Favelas, Alma Preta, Redes da Maré, Site Mundo Negro, entre outras.

Na última segunda (27), o auditório da Associação Brasileira de Imprensa se tornou um palco para uma espetacular noite de homenagens aos 160 comunicadores, produtores de conteúdo, dramaturgos, fotógrafos, cineastas e veículos de imprensa populares homenageados pela presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo (CECOR), a vereadora Monica Cunha (Psol) com uma moção de reconhecimento e louvor da Câmara Municipal do Rio pelo comprometimento em produzir uma comunicação alternativa e antirracista, principalmente para quem vive nas favelas e periferias.

A presidente da CECOR que atua como ativista de direitos humanos há mais de 20 anos, contou um pouco da sua relação com a comunicação comunitária após se tornar mãe de vítima.

“Ter conhecido essa comunicação popular que coloca a narrativa real do que a gente falava fez toda a diferença para as mães de vítimas de violência do Estado, porque as outras mídias sempre nos viam como culpadas, como mães de bandidos, então foram os comunicadores populares que mudaram essa página da nossa vida. Hoje, homenagear vocês é dizer para esse Estado que matou o meu filho e de diversas irmãs minhas que nós não somos mães de bandidos porque vocês escreveram em cada página, em cada site isso, muito obrigada por fazer a diferença na vida de tanta gente”, disse emocionada a parlamentar.

O evento faz parte das celebrações do Dia da Consciência Negra. Também foram homenageados, o ator Jonathan Azevedo, o jornalista Marcos Valentim, o dramaturgo Jonathan Raimundo, a primeira roteirista negra a fechar um contrato com a Disney, Maíra Oliveira, o jornalista e ator Adalberto Neto, entre outros.

Poderes Pretos

Por meio do canal Poderes Pretos, a Mídia NINJA tem realizado uma série de campanhas e narrativas pela conscientização racial. Antes nomeado de “Pretas e Pretos no Poder”, a rede se iniciou como uma campanha para eleger pessoas negras nos parlamentos brasileiros. Desde então, tem realizado denúncias de racismo em diversas localidades do Brasil, além de coberturas de ações e eventos que valorizam a identidade. Conheça mais.

VOLTAR