loader image

Em Mato Grosso, Casa NINJA Amazônia ministra oficinas a comunicadores indígenas

por | out 31, 2023

Foto: Mídia NINJA

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, uma equipe da Casa NINJA Amazônia e Mídia NINJA chega a Colíder, a 648 km de Cuiabá (MT) para um encontro com comunicadores indígenas.

O convite partiu da Associação Cultural Indígena Kapot-Jarina, do povo Kayapó, com objetivo de trocar vivências no campo da comunicação. A Casa Ninja Amazônia e Mídia Ninja ministram oficinas nas quais são compartilhadas práticas de redação, de produção de texto, artes para redes sociais e edição de foto e vídeo.

Da abertura da oficina mēkarõ opojdjwyj, palavra na língua Kayapó que remete a “trabalho com a imagem” e “cinegrafistas”, participam representantes da Funai e coordenadores de coletivos Kayapó.

Da coordenação da Kapot-Jarina, Maria Gabriela Gross explica que a oficina atende a uma demanda de coletivos indígenas e redes de comunicação que querem ampliar conhecimentos para potencializar a atuação nos territórios. “Queremos fortalecer nossos núcleos de comunicação para otimizar as práticas de comunicação, seja para divulgar as atividades nos territórios, seja para as ações de mobilização do movimento indígena”.

Na abertura do ciclo, no dia 30 de outubro, representantes da Funai, Distrito de Saúde Indígena (Dsei), associações indígenas e da organização Fundo Casa Socioambiental, se farão presentes. Depois de breve cerimônia, começa a série de atividades.

Programação:

30 de outubro
14h – Apresentação participantes
Participantes se apresentam e contam um pouco sobre seus territórios e expectativa sobre as oficinas.

15h30 às 17h30 – Um giro pela história da Mídia Ninja

A oficina revisita a história da Mídia Ninja, uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir da tecnologia e de uma lógica colaborativa de trabalho.

A Mídia NINJA foi fundada em 2013 e ganhou notoriedade durante as manifestações de junho que reuniram milhões nas ruas do Brasil. À ocasião realizou coberturas ao vivo de dentro dos protestos, com múltiplos pontos de vista invisíveis ao foco da mídia tradicional. Desse ponto até os dias atuais, segue engajando pessoas ao redor do mundo. Já soma mais de 2 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.

31 de outubro
Ao longo dos anos de atuação a Mídia Ninja desenvolveu tecnologias de comunicação com foco na democratização da informação. Em oficinas especialmente destinadas aos comunicadores indígenas, a Mídia Ninja compartilhará aprendizados na área.

8h – Oficina de Edição de Fotos
Com presença remota, o editor de fotos da Mídia Ninja, Oliver Kornblihtt abordará técnicas de edição de fotografia em tempo real com o uso de aplicativos como Lightroom e Telegram, amplamente utilizadas em coberturas ao vivo.

9h30 às 11h – Prática de fotos
Participantes colocarão conhecimentos em prática.

14h – Edição de Vídeos
Com presença remota do editor de vídeos da Mídia Ninja, Gian Martins falará sobre rotina de cobertura e apresentará quais recursos utiliza para realizar edição de vídeos no celular e computador.

15h30 às 17h – Prática de vídeos
Participantes colocarão conhecimentos em prática.

1º de novembro
8h – Fluxos Redação
Editorias da Mídia Ninja: Do planejamento à produção e cronograma
Participantes conhecerão o ecossistema da Floresta Ativista, com suas editorias e pautas. Na sequência serão abordadas práticas de produção das redações, com seus fluxos e processos.

9h30 – Prática de redação
Participantes, com base em uma pauta sugerida pela oficineira colocarão os conhecimentos em práticos, simulando um dia de redação.

14h – Ampliando o alcance: Divulgando ações
Dicas de abordagem com a imprensa e rede independente de comunicação são alvo desta atividade, bem como sugestão de pautas e produção de releases.

15h – Prática de produção de textos

16h – Roda de conversa e encerramento

VOLTAR