loader image

Sementes de Vida: ciclo de conversas sobre religião e LGBTfobia vai virar websérie

por | ago 31, 2023

Evento ocorreu na Nave Coletiva e debate será veiculado em quatro episódios no Youtube da Mídia NINJA e redes do Planeta FODA

Uma aliança de ativistas LGBTQIA+ contra o discurso religioso fundamentalista está prestes a lançar a websérie “Sementes de Vida”. O projeto audiovisual aborda discussões inéditas provenientes do Ciclo de Conversas realizado na NAVE Coletiva da Mídia NINJA em São Paulo, em 25 de julho de 2023. O evento reuniu personalidades importantes do campo progressista religioso para analisar a raiz da LGBTfobia e construir alianças de enfrentamento ao discurso anti-LGBTI+ da extrema direita.

O encontro, composto por quatro rodas temáticas, contou com a participação de destacadas figuras do ativismo LGBTQIA+ e dos temas de sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia. Entre os convidados, estão nomes como Amara Moira, Renan Quinalha, Murilo Araújo (Muro Pequeno), Alexya Salvador, Bruna Benevides, Carolina Iara, entre outros. Os tópicos discutidos destacam o uso político da violência como dispositivo “abençoado” pela extrema direita, e a inserção da agenda LGBTI+ em meio às atuais crises relacionadas à disseminação de ódio, fake news e ataques à democracia.

“Foi emocionante testemunhar o potencial de contribuição entre dois campos: o progressista, que conhece o cristianismo pelas suas sementes de ódio e opressão historicamente espalhadas pelo mundo, e que cresce agora, de forma muito preocupante, no fundamentalismo da extrema direita e o progressista religioso, que encarna a possibilidade do cristianismo gerar sementes de vida, aceitação, convivência e defesa da dignidade”, disse o idealizador do projeto, Gut Simon.

A equipe do projeto decidiu transformar todo o conteúdo capturado durante o evento em uma série de vídeos, com o objetivo de engajar ainda mais pessoas nas discussões relevantes promovidas. A websérie terá quatro episódios, cada um correspondente a uma das rodas de conversa, com aproximadamente 45 minutos de duração. Além disso, mais de 20 pílulas com trechos específicos das falas dos debatedores serão compartilhadas no Instagram, em formato de reels, pelo Planeta FODA e outras redes parceiras do projeto.

A previsão é que o trailer da websérie seja divulgado em 5 de setembro nas redes do Planeta FODA, e os episódios comecem a ser publicados a partir de 12 de setembro no canal do YouTube da Mídia NINJA. A produtora audiovisual responsável pela captação e edição dos vídeos é a Maranha, especializada em temas relevantes e urgentes para o Brasil, focando em atender ao terceiro setor e movimentos sociais.

O projeto “Sementes de Vida” não se limita apenas à websérie. Ele também é o nome de um livro que analisa cenários para entender as angústias de pais, mães e cuidadores cristãos diante do discurso religioso tradicional e fundamentalista, que frequentemente resultam em conflito e violência. O livro busca alternativas para interromper o ciclo de rejeição às diversidades sexual e de gênero, propondo uma visão amorosa e inclusiva de Deus. A obra é o resultado de intensas pesquisas, entrevistas e reflexões sobre a relação entre a parentalidade cristã e os filhos LGBTI+.

VOLTAR