Exibição faz parte da Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente
A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo (SP), está realizando a Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Camila e Luiz Taliberti. E nesta quinta-feira (27), às 19h30, será exibido o documentário “A Ilusão da Abundância”, dirigido por Erika González e Matthieu Lietaert.
O filme relata a luta de três mulheres pelas suas respectivas terras, povos e preservação ambiental, no Peru, Honduras e Brasil. Entre as protagonistas a brasileira Carolina de Moura Campos, do Instituto Cordilheira, de Brumadinho (MG), onde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em 25 de janeiro de 2019, matou 270 pessoas e despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos no Rio Paraopeba.
O registro também acompanha as histórias de Berta Cáceres e Máxima Acuña. Cada história retrata invasões, desmandos, violências e absurdos cometidos por mineradoras, perda de muitas vidas e os desastres ecológicos por elas causados.
O documentário terá pré-estreia no dia 2 de agosto, no Cine Cultura Liberty Mall de Brasília, e posteriormente lançado durante a 7ª edição da Marcha das Margaridas, também em Brasília (DF), que acontece nos dias 15 e 16 de agosto.
A Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente exibirá também os filmes “Lavra”, de Lucas Bambozzi, nesta sexta-feira (28), e “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, de Aline Lata e Helena Wolfenson, neste sábado (29).
Para participar das sessões, acesse o site da Nave Coletiva e inscreva-se.
Confira abaixo o trailer de “A Ilusão da Abundância”: