No último sábado (15), a Casa Semifusa inaugurou a exposição “Olhares do Tempo”, que celebra os 70 anos de emancipação do município de Ribeirão das Neves. Durante a abertura da exposição, os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar as fotografias e participar de atividades interativas relacionadas à história e à cultura local. A mostra também contorno com oficinas que despertaram o interesse dos entusiastas da fotografia e dos apaixonados por Ribeirão das Neves.
A exposição é o resultado do projeto “Fotografando o Patrimônio”, que tem como objetivo principal promover a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. De acordo com Rodolfo Ataíde, gestor da Casa Semifusa, o processo da exposição desempenhou um papel significativo na vida dos alunos.
Vários não conheciam a maioria dos lugares de referência da cidade e nem o seu patrimônio cultural. Conhecer a história do lugar onde vive é parte da sua formação cidadã e essencial para a transformação social, pois nós só cuidamos do que conhecemos e quanto mais conhecermos sobre nossa cidade, mais vamos querer cuidar dela e lutar para que ela se torne melhor todo dia.
Durante o desenvolvimento do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas fotográficas avançadas, explorar perspectivas e registrar o patrimônio de Ribeirão das Neves. Além disso, também mobilizou fotografos locais que puderam compartilhar seus conhecimentos. Uma dessas fotografas foi a Letícia Podgli que relatou que através da exposição teve a oportunidade de aprender mais sobre a história Neves.
Segundo Gustavo Henrique, colaborador da Casa Semifusa, a exposição “Olhares do Tempo” teve um transformador de impacto. Além disso, de acordo com ele, a mostra nos imergiu na realidade de não conhecer a história do lugar onde vivemos.
Ver as pessoas descobrirem coisas sobre a cidade em que moram não tem preço. Foi gratificante fazer parte desse trabalho e poder trazer cultura de um ponto de vista diferente para a cidade”, relata Nathan, participante da exposição.
Para aqueles que desejam visitar a história da cidade, ainda há a oportunidade. A exposição “Olhares do Tempo” estará em exibição na Casa Semifusa, na Rua Cataguases, número 73, bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves.