Na última semana, o Comitê Chico Mendes e a Casa NINJA Amazônia realizaram uma importante reunião na sede da organização, em Rio Branco (AC), localizada na região amazônica.
O encontro teve como objetivo discutir o desdobramento da Conferência de Proteção de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Amazônia, realizada em Porto Velho no mês de junho. Lá estiveram reunidas diversas entidades da região do tapajós, Acre e Rondônia, e deram as primeiras contribuições para a campanha que será lançada no mês de setembro, no dia 5, dia da Amazônia.
Na conferência, estiveram reunidas 22 entidades que iniciaram um projeto inovador em defesa dos povos e das florestas. Karla Martins, coordenadora da Casa NINJA Amazônia e membro do Conselho do Comitê Chico Mendes, esteve presente para contribuir com suas experiências.
Esta ação faz parte do projeto Proteção de Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, por intermédio da rede WWF. A realização é feita por um consórcio de parceiros formado por Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre), Comitê Chico Mendes, Fiocruz, Fiotec, Imaflora, Kanindé, Pacto das Águas, Projeto Saúde e Alegria (PSA) e WWF-Brasil.
O projeto é dividido em 4 eixos, sendo o Comitê Chico Mendes líder do eixo 4, Eixo de Engajamento, que conta também com os parceiros: Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental, Projeto Saúde & Alegria e Comissão Pró-Povos Indígenas do Acre. A campanha visa impulsionar a narrativa socioambiental para dentro e fora dos territórios.