Julho das Pretas na Floresta Ativista é mês de ação!
As comunidades organizam uma série de eventos, on-line e presenciais, produtos e divulgação da produção de mulheres negras. Desde 1992, no 25 de julho é celebrado o dia da mulher negra latino-americana e caribenha, mas como bem lembrou Sueli Carneiro, o julho inteiro é das pretas, e em breve, junho e agosto também serão.
A Nave Coletiva realiza uma série de eventos focados no protagonismo negro, como a apresentação da peça “Negro Não Nego”, da companhia curitibana de mesmo nome. E para começar, abriu o mês em grande estilo com o Samba Negras em Marcha, que aconteceu no dia 2 e reuniu empreendedoras, dança, música, e teve a participação da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo levantando o debate sobre espiritualidade, racismo ambiental, direito a moradia e produção literária.
O Planeta ELLA, em parceria com a escola feminista As Pensadoras, realiza no dia 14 de julho uma aula gratuita sobre feminismo negro e as utopias na latino-américa com a professora Yarlenis Mafran. As inscrições podem ser feitas aqui.
E em conjunto com o Pretas e Pretos no Poder, realizaremos a cobertura colaborativa do Festival Latinidades Afrolatinas em Brasília, o maior festival da mulher negra da América Latina. Além disso, matérias especiais como a “Negra da Semana”, carrosséis de informação e enquetes para conhecer novas mulheres negras em áreas diversas.
No cinema, o Cine NINJA organiza ao logo do mês listas e dicas de filmes e diretoras negras que você não pode perder. E o NINJA Esporte Clube apresenta atletas negras para você conhecer. A Xepa vai nos apresentar informações sobre a agricultura e mulheres negras na América Latina, além da atuação delas no combate a fome no continente.
Acompanhe as atividades da Floresta Ativista.