loader image

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário do audiovisual brasileiro e a Cine NINJA marca presença no evento

por | fev 5, 2024

Um dos principais festivais do cinema nacional aconteceu de 19 a 27 de janeiro, na histórica cidade mineira

Ana Pessoa, Mel Lisboa, Lilianna Bernartt e Sé Souza. Foto: Arquivo pessoal

Por Sé Souza

Pelo segundo ano consecutivo, a Cine NINJA esteve presente na Mostra de Cinema de Tiradentes para cobrir o evento. Em 2023, com o retorno dos eventos presenciais e a grande retomada da cultura pós desgoverno, a Mostra já me pareceu bastante especial – mesmo sendo a minha primeira experiência no evento (e em Minas Gerais).

Neste ano, foi perceptível a consolidação de um momento mais próspero para o audiovisual e para a cultura de maneira geral. O tema da 27ª Mostra foi “As Formas do Tempo”, apropriando-se de discussões relevantes da contemporaneidade como trabalho, redes sociais, relações humanas e muito mais. As possibilidades de falar sobre o tempo são infinitas, não é mesmo?

Após percorrer o circuito de 2023, passando também pela Mostra de Tiradentes, Mostra de Ouro Preto, CineBH, Festival de Vitória, Festival Mix Brasil, entre outros, a Cine NINJA chegou para esta cobertura com mais experiência, fôlego e repertório. Além de eu (Sé Souza) e Ana Pessoa, contamos com a colaboração da super talentosa Lilianna Bernartt, atriz e crítica de cinema, que somou-se brilhantemente em nossa cobertura.

Foram nove dias de evento, em uma programação bastante extensa: mais de 140 filmes, inúmeros debates e seminários, apresentações musicais, cortejo, premiação, etc. Admito que é bem difícil acompanhar tudo e escolhas precisam ser feitas (rs).

Cine NINJA na premiação da 27ª Mostra de Tiradentes. Foto: Hilreli

Entre os nomes que a gente conheceu e pôde entrevistar estão o já consagrado cineasta recifense Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”, “Retratos Fantasmas”), que esteve presente para participar de uma mesa temática; a atriz Mel Lisboa, que foi apresentar seu novo filme “Foram os Sussurros Que Me Mataram”; o ator e diretor Sílvio Guindane, realizador de “Mussum, O Filmes”, que teve grande sucesso de público nos cinemas em 2023; a incrível Bia Lessa, diretora de “O Diabo Na Rua No Meio do Redemunho”, longa baseado na obra de Guimarães Rosa; os grandes homenageados desta edição, o cineasta André Novais e a atriz Bárbara Colen; entre outros.

Destaco o papo maravilhoso com o pessoal do filme “Tudo o Que Você Podia Ser”, filme que me tocou bastante quando o assisti no Mix Brasil, no ano passado. Conversamos com o diretor Ricardo Alves Jr. e com o elenco formado por Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal e Will Soares, que levam protagonismo trans/queer às telonas. Enquanto uma pessoa trans, fico feliz em poder presenciar produções que retratam nossas vivências ganhando destaque em eventos desta importância. 

Paralelamente à cobertura da Mostra, a Minas NINJA, regional da Mídia NINJA em Minas Gerais, realizou mais uma edição da Casa NINJA Tiradentes. A imersão foi bastante produtiva e ambos os afluentes puderam trocar experiências, colaborar e elaborar o que virá por aí nos próximos meses e anos.

“É sempre uma grande potência essas imersões. A retomada a partir do Climax, no final do ano passado no DF, já deu uma direção, reencontrar os articuladores, ativistas e artistas do circuito mineiro logo no início do ano dá um gás danado. Só força e close! De quebra ainda tive a bela oportunidade de mandar um som na Festa NINJA que serviu pra me reativar mais uma vez no lugar do palco, do fervo, da noite, onde quero muito me ver neste ano por aí fora”, disse Hilreli, cantor, compositor, fotógrafo, designer e videomaker, que também somou na nossa cobertura.

Equipe Cine NINJA na premiação; Hilreli, Ana Pessoa, Lilianna Bernartt e Sé Souza. Foto: Arquivo pessoal

Falando na Festa NINJA, este também foi um grande destaque da nossa agenda em Tiradentes. Após a programação da Mostra, a galera compareceu em peso na festa realizada no Plano B, o bar/balada mais frequentado do Centro Histórico. Além do público que estava acompanhando a Mostra, a atriz Mel Lisboa e alguns cineastas também compareceram no evento.

2024 está apenas começando e muita coisa legal está por vir. Seja presencialmente ou à distância, a equipe Cine NINJA estará pronta para registrar e propagar o melhor do cinema brasileiro e mundial, somando na luta pelo audiovisual e pela cultura. Vamo que vamo!

Nosso resumão <3

VOLTAR