loader image

Tente não gostar de Ted Lasso e falhe miseravelmente

por | jul 22, 2023

Foto: Divulgação Apple TV

Eu sou uma ávida devoradora de séries. Assisto de tudo, consigo me envolver com quase qualquer coisa, choro em comercial com trilha de violino, ou seja, podemos dizer que sou facinha! Apesar disso, poucas séries conseguem realmente me provocar, me marcar, me atravessar de tal forma que me façam querer agir! Assistir Ted Lasso causa exatamente esse efeito, cada episódio faz com que você queira ser uma pessoa melhor, sério.

O enredo básico é a história de um treinador de futebol americano conhecido pelo espírito em equipe que, do dia para a noite, troca o american football pelo soccer e aceita comandar um time da Premier League, primeira divisão da Inglaterra que é tida apenas como a liga de futebol mais competitiva no mundo.

Ted Lasso é uma série de futebol, mas não sobre futebol

Ao contar a trajetória desse time de futebol com seus dramas e tramas, a série faz leituras sobre todos os aspectos da vida e das relações. Saúde mental, machismo, empatia, coletividade e resiliência são alguns dos importantes temas abordados de uma forma leve e contagiante, sem perder o bom humor. 

O desenvolvimento dos personagens é bem trabalhado, com jornadas pessoais exploradas, criando vínculos emocionais com quem assiste. A trama equilibra com muita habilidade momentos divertidos e tocantes, envolvendo o espectador em uma narrativa que vai muito além do esporte. 

Em um mundo tão cético e golpeado, o otimismo é subversivo

É essa a tese que a série defende e tenta provar a partir de percauços apresentados em cada episódio. O protagonista interpretado por Jason Sudeikis, é carismático e cativante, trazendo uma combinação única de humor e humanidade. No começo você pode até questionar se não é mais um caso clássico de postividade tóxica, mas ao desenrolar da história, camadas de complexidade se apresentam e aprofundam as questões de forma contundente.

Foto: Divulgação Apple TV | Participação de Pep Guardiola de um episódio da 3ª e última temporada da série.

O coletivo salva e Pep Guardiola

Ted Lasso não se preocupa com vitórias ou derrotas e deixa isso claro desde o início, mesmo que sua filosofia seja mal recebida em um esporte altamente competitivo como futebol.

O processo é mais importante do que produto. Da mesma forma. a comunidade constituída pelos jogadores, comissão técnica e funcionários do time é o que realmente importa. Ted acredita que o resultado positivo será consequência da harmonia e conexão dessa comunidade. Ou melhor dizendo em termos futebolísticos, o famoso bom ambiente de vestiário.

Um técnico que busca resultados não é necessariamente um técnico ruim, mas talvez seja limitado. É  importante estar consciente da experiência de todos os envolvidos e da própria torcida durante todo o percurso. Ao abrir a mente para outras possibilidades de percurso, o time de Ted Lasso consegue diminuir a pressão da “vitória” e aproveitar melhor as oportunidades.

Alguns técnicos de futebol já seguem ou têm aderido a esse tipo de pensamento atualmente. O mais famoso deles é o espanhol Pep Guardiola, técnico multicampeão, que hoje atua no Manchester City, recém campeão da Champions League. Semelhantemente, no Brasil, podemos citar também os portugueses Abel Ferreira, do Palmeiras e o ex-técnico do Botafogo, Luís Castro.

E assim, Ted Lasso defende como ninguém a tese que uma liderança que se concentra no coletivo e em formar ser humanos melhores, é uma liderança que leva ao sucesso. Da mesma maneira ou até melhor, Pep Guardiola, declarado fã da série, vem demonstrando em seu estilo de liderança e condução, a importância do vestiário e do ambiente de comunidade para alcançar bons resultados.

VOLTAR