loader image

Planeta ELLA e As Pensadoras fecham parceria para promover aulas de feminismo

por | jun 23, 2023

As Pensadoras, maior escola feminista do Brasil, e o Planeta ELLA se juntam em uma parceria para promover conhecimento e ampliação de repertório sobre feminismo e o combate a desigualdade de gênero.

A Instituição, que celebra 3 anos de existência, é a primeira escola feminista do país e surgiu a partir da vontade de que mais mulheres tivessem acesso a uma formação feminista, que mais gente conhecesse o vasto trabalho e estudo feito por mulheres e sobre elas. Do curso, surgiram a escola e a instituição, que hoje já tem mais de 80 cursos lançados, dezenas de professoras que passaram pela escola como corpo docente e muitos livros vendidos, além da criação da editora própria.

“É extremamente necessário conhecer os estudos de mulheres, tanto o atual quanto o que vem sendo produzido há muito tempo. Então isso é importantíssimo na construção de um conhecimento plural, amplo, democrático, que inclua todas e todos. Também é preciso reconhecer a visibilidade e silenciamento aos quais as mulheres são submetidas e que consequentemente contribuem para o alto índice de violência e desigualdade econômicas, sociais e políticas. Ainda temos que reforçar que as mulheres não são inferiores em pensamento e em capacidade em relação aos homens. Quantas de nós se tivéssemos esse conhecimento, teríamos nos livrado da violência e teríamos combatido mais as desigualdades?” relata Rita Machado, professora e idealizadora d’As Pensadoras.

Para comemorar os 3 anos da escola, As Pensadoras lançaram o 3º volume da coleção de livros próprios, que reune a produção acadêmica brasileira sobre o pensamento teórico-prático de mulheres. Os cursos, a comunidade e os livros estão disponíveis na plataforma aspensadoras.com.br.

Neste mês de julho, Pensadoras e ELLA realizam ao vivo e gratuitamente uma aula sobre “Inspirações feministas negras para imaginar utopias” com a Dra. Yarlenis Mestre Malfrán, para propor uma reflexão sobre as contribuições do feminismo negro brasileiro como marco fundamental do feminismo negro latinoamericano, além de discutir gênero, raça, sexualidade e seu papel na reprodução da desigualdade social que atinge mulheres negras e outras populações marginalizadas. A aula usa como referências grandes pensadoras como Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Sonia Alvarez e Patrícia Hill Collins.

VOLTAR