loader image

Nave Coletiva recebe 11 países latino-americanos em Fórum de Artistas Gestores

por | out 10, 2023

Atividade faz parte do 10° Encontro Dança à Deriva, que ocorre em São Paulo

Foto: Ana Pessoa / Mídia NINJA

A Nave Coletiva é um dos locais de destaque no 10° Encontro Latino-Americano de Dança, Performance e Ativismo – Dança à Deriva 2023. A sede da Mídia NINJA em São Paulo recebeu nesta segunda-feira (9) o ‘Entramadas – Fórum de Artistas Gestores’, como parte da programação do Dança à Deriva, sendo um espaço voltado para conversas, onde cada artista compartilha suas realidades, seus contextos sociais, políticos e culturais.

O Fórum ocorreu ao longo da segunda-feira e foi uma parte fundamental das atividades que aconteceram durante o festival. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer a Nave Coletiva e o funcionamento da Mídia NINJA e do Fora do Eixo, além do seu papel de articulação de redes culturais na América Latina. No domingo (8), os debates foram realizados na Ocupação 9 de Julho.

Juan Espinoza, produtor boliviano e um dos gestores da Nave Coletiva, conta como foram os debates nesta segunda. “São gestores latino-americanes que fazem um ativismo político forte nas suas cidades. No México, por exemplo, vemos um trabalho com jovens, com a cultura e a identidade dos povos indígenas. O feminismo aqui também é um tema forte, pois a maioria dos grupos é integrado por mulheres e se debateu muito a situação dos corpos frente ao patriacardo e patriarcalismo em todos os paíes”, disse.

“Falamos bastante da necessidade de um trabalho integrado na America Latina, transcender o papel dos coletivos para fazer uma integração do plano cultural e político mais sólido e coerente na região. Todos vieram um pouco com um afã de fazer com que o Brasil mire a América Latina com mais força”.

A Nave Coletiva também recebe nesta segunda alguns dos espetáculos da programação do Dança à Deriva e ainda hospeda 30 dos participantes latino-americanos que vieram ao Brasil para o festival.

Dança à Deriva

O Dança à Deriva 2023 é um encontro de artistas e obras vindos de 11 países diferentes, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. O evento reúne protagonistas da cena contemporânea, artistas do corpo, da dança, da performance e das artes teatrais em 32 espetáculos. Além dos espetáculos de dança, os participantes também poderão desfrutar de videoarte, conversas, laboratórios criativos, workshops, fóruns e entrevistas.

O evento está agendado para acontecer até o próximo dia 15 de outubro no Centro Cultural São Paulo, também no bairro da Liberdade. A abertura do festival, que ocorreu na última quinta-feira (5), foi marcada pela apresentação ‘Erga Omnes’, da Cia. Fragmento de Dança, e um emocionante show musical dos rappers Arnaldo Tifú e Pedro Simples.

Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos uma semana antes da estreia no site https://rvsservicosccsp.byinti.com. Para mais informações, visite o site oficial do evento em https://www.dancaaderiva.com.br/.

VOLTAR