loader image

Mídia NINJA recebe selo “Defenda Quem Defende” por atuação em prol de defensor público

por | maio 26, 2023

Reconhecimento destaca o compromisso da NINJA em dar visibilidade e urgência contra a prisão injusta do defensor público Rafael Português durante greve geral de 2019

Rafael Português, Defensor Público do Estado, detido arbitrariamente pela Polícia Militar de São Paulo durante greve geral de 2019. Foto: Guilherme Gandolfi / Mídia NINJA

A Mídia NINJA foi agraciada com o selo “Defenda Quem Defende” da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), em reconhecimento à sua contribuição no caso da violação das prerrogativas do defensor público Rafael Português, ocorrida em junho de 2019. Rafael havia sido detido injustamente enquanto realizava a defesa de jovens presos em ato de greve geral.

Na ocasião, além de registrar cenas de abuso de autoridade da Polícia Militar de São Paulo em junho de 2019, durante grande ato de trabalhadores, a Mídia NINJA realizou uma chamada em suas redes para que leitores enviassem vídeos e imagens que reforçassem as acusações contra a PM. Um dos dos objetivos do chamado foi defender Rafael Português, que tinha sido detido enquanto defendia os jovens presos arbitrariamente pelos policias.

A Apadep, com o intuito de agradecer e destacar ações relevantes realizadas pela sociedade civil na garantia das prerrogativas dos defensores e defensoras públicas, assim como dos direitos da população assistida, criou esse selo distintivo.

A cerimônia de entrega do Selo “Defenda Quem Defende” está programada para o dia 1º de junho, às 15h30, na sede da Apadep, localizada no Centro Histórico de São Paulo, na Praça Padre Manuel da Nóbrega, 16, 6º andar. O evento contará com a presença do presidente da associação, Rafael Galati Sábio, que também aproveitará a ocasião para lançar a Política de Proteção às Prerrogativas e Direitos dos associados da Apadep.

O reconhecimento conferido à Mídia NINJA destaca o seu comprometimento em divulgar informações sobre o caso de violação das prerrogativas do defensor público Rafael Português, ampliando a visibilidade da questão e contribuindo para a conscientização da sociedade sobre a importância de defender os direitos dos defensores e defensoras Públicas.

VOLTAR