Quem Somos
Emergentes surge em 24 de março de 2016 como expansão do processo do FACCIÓN, plataforma de midiativismo da Floresta Ativista. Desde sua criação, gerou campanhas, espaços de formação abertos e colaborativos, acompanhou movimentos sociais e construiu uma agenda de pautas e coberturas com foco em direitos humanos, feminismo, cooperativismo, cultura e comunicação. Emergentes é comunicação e ação para a América Latina.
Histórico
Emergentes surge em 24 de março de 2016 como expansão do processo do FACCIÓN, plataforma de midiativismo da Floresta Ativista. Desde sua criação, gerou campanhas, espaços de formação abertos e colaborativos, acompanhou movimentos sociais e construiu uma agenda de pautas e coberturas com foco em direitos humanos, feminismo, cooperativismo, cultura e comunicação.
Foi o braço de produção na Argentina de encontros internacionais como Facción 2017 ou ELLA, Encontro Latino-Americano de Feminismos em 2018, do qual participaram comunicadores e ativistas de toda a América Latina.
Em sua trajetória, Emergentes tornou-se um amplificador das lutas dos movimentos progressistas da Argentina e das articulações latino-americanas.
Em sua nova etapa, sua missão era expandir suas narrativas e agendas para a América Latina em busca dessas histórias daqueles que transformam nossa região dia a dia.
Atualmente conta com mais de 500 mil seguidores em todas as suas redes, reunindo uma comunidade de comunicadores, designers, ativistas e fotógrafos latinos.
Projetos Especiais
Cobertura Colaborativa #8M: Como todos os anos, Emergentes aciona o dispositivo de cobertura colaborativa para realizar um registro aberto, plural e participativo de uma das datas mais relevantes do movimento feminista: A Greve Feminista Internacional. Nesta edição, em parceria com o Planeta ELLA, a cobertura foi realizada em diversos pontos da América Latina.
Cobertura Colaborativa #24M: O dia 24 de março na Argentina é sinônimo de memória, verdade e justiça. Todos os anos, milhares de pessoas saem às ruas para lembrar os 30 mil desaparecidos na última ditadura civil-militar e exigem: nunca mais! Nesta ocasião, completam-se 40 anos da recuperação da democracia na Argentina, para a qual foi realizada uma cobertura colaborativa para tornar visíveis as diferentes mobilizações em todo o país.
Ni Un Derecho Menos: Dispositivo de campanha com o objetivo de mobilizar colaboradores na Argentina e na América Latina para produzir conteúdos especiais no âmbito das eleições presidenciais.