loader image

Design Ativista lança campanha pelo Dia Nacional da Democracia

por | out 23, 2023

Convocatória aberta a designers visa reforçar a data como compromisso com a liberdade

Foto via Instituto Vladmir Herzog

É inquestionável a importância da criação do Dia Nacional da Democracia para a sociedade, que será celebrado no próximo dia 25 de outubro. Com isso em vista, o Design Ativista lançou mais um chamado aberto em suas redes para estimular a criação de artes gráficas que lembrem este importante marco histórico e pressione o Estado brasileiro a reconhecer oficialmente aa data.

O dia faz uma memória àqueles que lutaram pela conquista do direito à democracia e liberdade, em especial, Vladimir Herzog, que faleceu tragicamente em 25 de outubro de 1975, marcando a luta pela democracia no Brasil. Porém, a data representa também a reafirmação do compromisso do Estado com e democracia.

Designers gráficos e ilustradores podem produzir sua arte e publicar no seu próprio perfil no Instagram utilizando as tags #DesignAtivista e #DiaDaDemocracia. Os participantes podem ainda acessar o formulário por este link.

Homenagem a Vladimir Herzog

O jornalista e professor Vladimir Herzog, é uma figura de extrema representatividade do comprometimento com a democracia. Su morte marcou a história, pois em vida lutou por liberdade e será lembrado pelo seu legado de luta pela democracia.

O objetivo da convocatória é principalmente demonstrar apoio a oficialização do Dia Nacional da Democracia. Assim, o Design Ativista reafirma um compromisso com a defesa da democracia, como um fundamento social. O Dia Nacional da Democracia é um convite para relembrar a todos a importância da luta pelos direitos e liberdade. É necessário sempre reafirmar a importância da democracia e seus princípios de igualdade.

Junte-se à Luta pela Democracia

É possível contribuir com essa mobilização em prol do Dia Nacional da Democracia, de uma forma muito simples, mas que faz uma enorme diferença. Apenas acessando o site: www.diadademocracia.org.br e assindo a petição. Cada assinatura é muito importante e um atestado de compromisso com a democracia, sendo essencial a participação de todos.

São signatários da carta nomes como Chico Buarque, Paula Lavigne, Caetano Veloso, Flora Gil, Gilberto Gil, Sebastião Salgado, Raí Oliveira, Conceição Evaristo, Eduardo Moreira, Andrea Beltrão, Cláudia Abreu, Malu Mader, Paulo Betti, Luciano Huck, Laerte Coutinho, entre outros.

Com colaboração de Giovana Montagner

VOLTAR