

A terceira edição d’A Feira do Livro reuniu mais de 150 convidados durante todo o evento e promoveu encontros e conversas entre alguns dos principais escritores e pensadores do Brasil e do mundo.
A terceira edição d’A Feira do Livro aconteceu entre os dias 29 de junho e 7 de julho em São Paulo e foi produzida pelo Instituto Quatro Cinco Um. Durante os nove dias de programação, o festival literário paulistano promoveu diversos encontros que mesclam o melhor da ficção e da não-ficção produzidas recentemente no Brasil e em outros países. A feira reúne vários autores brasileiros e também conta com autores internacionais de diversos países, como: França, Estados Unidos, Argentina e Portugal.
A NINJA e a Floresta Ativista tiveram a oportunidade de acompanhar diversos escritores como a Jamaica Kincaid, professora de estudos afro-americanos em Harvard. A literatura argentina esteve muito presente, com a presença de grandes escritoras como Camila Sousa Vijada, Camila Fabri e Cláudia Pinheira. Durante o evento, foi realizada uma ação de arrecadação destinada ao Rio Grande do Sul e diversas mesas de debate pautando sobre formação e educação antiracista.


















Houve também uma mesa de debates com a participação somente de mulheres, falando sobre a obrigatoriedade dos livros da FUVEST para o vestibular de 2025, que conta com uma lista somente com mulheres escritoras.
Além disso, conversamos também com Maria Carolina Cassati, pesquisadora e curadora literária, que realiza alguns eventos de curadoria literária em São Paulo. Cassati possui um projeto intitulado de ‘’Incruzilinhas’’, que aborda principalmente mulheres negras e cultura oral. Além de Maria Carolina, entrevistamos a assistente social Camila Dias, que tem uma conta chamada: Camila e seus livros, onde faz resenhas e indica novas leituras a seus seguidores. Ela também possui um clube de leitura, onde debate sobre diversos livros.
Com 150 expositores e diversas atividades, a Feira do Livro se consolida como um importante evento para o cenário cultural brasileiro, promovendo o acesso à literatura e incentivando o debate crítico.
Para saber mais sobre a cobertura NINJA d’A Feira do Livro, acesse o site: https://midianinja.org/afluente/poderes/ e o perfil: @poderespretos.
Confira abaixo alguns vídeos: