loader image

Casa das Redes em Brasília e suas múltiplas vocações

por | set 19, 2023

Foto: Lumion Fotografia

Por Juan Espinoza

É uma qualidade importante a capacidade de ler permanentemente o contexto e os ambientes e, após refletir, adotar a função e as formas mais adequadas para agir. Acontece conosco, mães e pais, que vivenciamos o crescimento vertiginoso de nossos filhos e queremos acompanhá-los no mesmo trem. É uma condição aplicável a qualquer organismo que interaja com outros e que proponha uma convivência ética, respeitosa e criativa.

Essa é e tem sido uma das características distintas para alcançar novos territórios, ocupar eixos diversos, abrir janelas de oportunidade, gerar diálogos bilaterais com vozes de grupos emergentes e chegar até agora, vinte anos depois, a construir uma Floresta Ativista robusta e nutrida de múltiplos afluentes.

São muitas tarefas e esforços para deixar a Casa Coletiva de Brasília pronta e nas melhores condições possíveis para o que estamos propondo. Iluminação, cortinas, cadeiras, camas, pratos, tintas, ferramentas de jardim, filtro de água, etc, etc.

Paralelamente à logística exigida, somada a qualidade que falamos no início, vêm os conceitos, planos, aprendizados e ações que viabilizam e valorizam o lugar e o tempo em que vivemos.

Entre as muitas ações que ocorrem inicialmente em ensaios para medir o ambiente e o local, surgem múltiplas vocações. Avançar e direcionar processos para colocar em prática a sua ocupação e fazer autonomamente o que estamos delineando, a partir das nossas próprias capacidades e da força dos nossos contatos e tecidos.

Embaixada Latina

Como uma das veias, focamos na última reunião na frente internacional da Floresta Ativista, que agrega o que foi gerado a partir do Fora do Eixo e da Mídia NINJA. Um rápido relato do que foi tecido ao longo de muitos anos para a América Latina, com referências conquistadas, com aplicações alcançadas e oferecidas aos tecidos formados: Ella, Facción, Hospeda Cultura, Cultura de Red, Rede de Festivais, etc. A permanente e extensa rede de contatos e parcerias na América Latina e no mundo que estão sempre conectadas e pendentes. Tecidos e relações que se cuidam, como tarefa vital, em todos os níveis.

Brasília nos permite muitas possibilidades no campo das relações internacionais e para isso a Casa das Redes se torna também uma Embaixada Ninja possível, fomentando vínculos e espaços de troca a partir de palestras, debates, podcasts, apresentações artísticas, eventos culinários, esportivos, etc. Ações que complementarão a dinâmica permanente que se desenvolve com nossos contatos, pessoas e grupos nos diversos países da América Latina e do mundo.

Nessa direção, propomos estabelecer uma estratégia para nos conectarmos, inicialmente com embaixadas latino-americanas para mapear interesses, explorar possibilidades, dar a conhecer nossas possíveis ações de forma geral e, num segundo momento, propor ações conjuntas e compartilhadas.

Tentar estreitar os laços a partir do conceito de novos mundos possíveis, de AbyaYala, da necessidade de fortalecer os tecidos entre os povos, das suas necessidades e da defesa soberana dos seus direitos.

VOLTAR