loader image

O QUE TEM NO NOSSO PRATO?

O prato nosso de cada dia é servido com grandes pitadas de desigualdades sociais e exploração, regado ao sabor amargo das contradições de um sistema alimentar que prioriza o lucro acima de tudo, vendo a alimentação apenas como uma fonte inesgotável de receitas.

O mito de que somos soberanos em nossas escolhas alimentares cai por terra quando percebemos que somos forçados a engolir, dia após dia, litros de veneno e alimentos que não nutrem nosso corpo. 

Quanto de agrotóxicos está presente no feijão que consumimos diariamente? E no tomate e no pimentão? E no arroz básico de cada refeição?Por que as embalagens coloridas dos ultraprocessados dominam cada vez mais sua geladeira e despensa? Quem é o que está por trás da comida que chega no meu, no seu, no nosso prato? 

É com o intuito de aprofundar nessas questões que a Xepa, juntamente com a Floresta Ativista, realizam o  Circuito de Formação Xepa Ativismo – O que tem no nosso prato?. Com cinco “aulões” online e gratuitos, ministrados por professores(as) e pesquisadores(as) do tema, vamos apresentar as vontades políticas e econômicas responsáveis pela comida do nosso prato.

OBJETIVO

O objetivo do Circuito de formação –  “O que tem no nosso prato –” é fornecer condições para que o público possa compreender as contradições do nosso sistema alimentar. 

Para isso, os Aulões fornecerão uma interpretação acadêmica do fenômeno da Fome no Brasil e no mundo, em linguagem popular. Referências básicas serão oferecidas, de modo que os participantes tenham acesso a textos, palestras, documentários e podcasts fundamentais.

Ao final espera-se promover, por meio de um exercício de ciência cidadã, a consciência de que a disputa pelo direito humano à alimentação segura e de qualidade precisa ser feita coletivamente, através da organização popular e políticas públicas. 

METODOLOGIA

Os Aulões partem de duas premissas:

1. Apresentação das contradições do sistema alimentar

2.Os impactos da indústria em nossas vidas e escolhas

Partindo dessas premissas, cada aula irá apresentar conceitos e interpretações consagradas na literatura, de modo a fornecer fundamentos para a interpretação de dados estatísticos, fatos históricos e políticas públicas. Cada aula terá 2 horas de duração, sendo 1h para a exposição do professor convidado e 1h para debate. Toda a programação será realizada de forma virtual e síncrona por meio da plataforma Zoom. Posteriormente, os Aulões ficarão disponíveis aqui, nesta página.

  CALENDÁRIO DE AULÕES 

Apesar de exercer um poder imenso sobre a sociedade e, consequentemente, sobre nossas vidas, sabemos pouco sobre as contradições que o compõem. Quem o controla e quais são as forças por trás dele?

Os agrotóxicos são um exemplo claro do quão falho é nosso sistema aliementar, mas mesmo assim a população brasileira ainda desconhece suas origens e própistos.

 Quais as inteterferências da indústria dos ultraprocessados nas políticas públicas no Brasil?

 Quais as inteterferências da indústria dos ultraprocessados nas políticas públicas no Brasil?

 Você já se perguntou como conseguiremos produzir alimentos com os impactos das emergências climáticas?

Você já se perguntou como conseguiremos produzir alimentos com os impactos das emergências climáticas?

Aulão realizado em parceria com os Poderes Pretos e CulinAfro em celebração do Novembro Negro 

ASSISTA AOS AULÕES DO 2° CIRCUITO DE FORMAÇÃO XEPA