loader image

Casa NINJA Amazônia inicia caravana em Cuiabá, cidade natal da rede Fora do Eixo

por | maio 2, 2023

A Casa NINJA Amazônia deu início à primeira etapa de sua road trip nortista de mais de 5 mil quilômetros, de Cuiabá ao noroeste acreano, conectando coletivos, potências e saberes. A bordo de uma van, neste 1º de maio, a equipe esteve na cidade onde, há pouco mais de 20 anos, foi fundado o primeiro coletivo da rede Fora do Eixo. Foi em Cuiabá, no Mato Grosso, que a rede inaugurou um percurso histórico, impulsionando a criação de diversas comunidades da América Latina, incluindo a Mídia NINJA.

Na cidade, a equipe da caravana não deixou de visitar dona Eulália em sua casa, mestra da cultura cuiabana, que aos 89 anos mantém viva as tradições da cultural local, em especial o delicioso bolo de arroz, prato típico do MT. Quem também estava lá era Bella Campos, atriz de Pantanal e Vai na Fé. Para quem não sabe, ela é de Cuiabá e contou à Floresta Ativista, emocionada, sobre a saudade e as conexões com sua terra.

A caravana passou ainda pelo quintal de Dona Domingas, uma consagrada mestra cultural popular do estado, benzedeira, artesã e ativista ambiental. Ela é fundadora do Flor Ribeirinha, grupo de folclore dedicado ao siriri e premiado internacionalmente em eventos na Polônia e Turquia. Ela não deixou de dar a sua benção à jornada pelos rincões amazônicos.

Fotos: Jhenifer Catherine

Nesta terça-feira (2), a caravana segue viagem até Vila Bela da Santíssima Trindade, onde nasceu e viveu a líder quilombola Tereza de Benguela. Uma reunião aberta está marcada às 18 horas no Palácio dos Capitães.

No Mato Grosso, a tour ainda passa por Cáceres, Pantanal mato-grossense, e em direção ao norte do estado, passando por Alta Floresta (MT), Sinop (MT), Resex Guariba-Roosevelt (MT). Dali, segue para Rondônia, passando por Vilhena (RO), Cacoal (RO), T.I. Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO). Por fim, chega ao Acre, onde passa por Brasiléia (AC), Xapuri (AC), Rio Branco (AC), Tarauacá (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Feijó (AC) e T.I. Poyanawa (AC).

Refloresta Já

Intitulado “Refloresta Já”, o projeto de circulação é dividida em três partes. Após a realização desta primeira etapa, que atravessa por Mato Grosso, Rondônia e Acre, a rota seguirá a Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá e por fim, Amazonas e Roraima. A iniciativa pretende visibilizar culturas e estimular a reflexão crítica e a potência narrativa das milhares de iniciativas locais que movimentam as comunidades amazônicas e suas pequenas e médias cidades do Brasil fora do eixo, territórios de origem das redes e ativistas que fundaram a Mídia NINJA.

Entre as principais metas do projeto, está o fortalecimento de um ecossistema multitemático e multiétnico com foco na justiça climática. Dos povos indígenas aos hackers, dos quilombolas aos artistas, das populações tradicionais aos coletivos urbanos; das lutas das mulheres à LGBTQIA +. Muitos serão os trajetos que marcam essas rodadas, na construção da “Floresta Ativista”. Para isso, a ação realizará encontros, oficinas, reuniões abertas e intervenções artísticas, entre outras atividades, num amplo circuito de trocas e diálogos.

Clique aqui e acompanhe a tour em nosso canal do Telegram

VOLTAR