loader image

Quem Somos

 

ELLA é uma articulação transnacional que parte da América Latina, com o DNA formado por Cultura, Comunicação, Formação e Arte para pensar, fortalecer e coletivizar os feminismos.

Buscamos um novo paradigma: ao invés de praticar a tolerância, celebrar a diversidade e a diferença.

Nascemos em 2014 e estamos em 63 países. Somos uma floresta, onde diferentes temas, narrativas, metodologias, escalas, identidades e tempos habitam, para contemplar os feminismos.

Feminismo Coletivo

Feminismo Coletivo

Feminismo Coletivo

Feminismo Coletivo

Feminismo Coletivo

Feminismo Coletivo

Histórico

 

Ella nasce em 2014 no Brasil com um encontro internacional de mulheres que durante 4 dias troca experiências para construir uma agenda comum e uma rede latino-americana. 

Durante os anos seguintes, ELLA realiza novas edições, avançando no desejo de conexão de feminismos diversos, fazer da celebração um paradigma, debater a descriminalizacão do aborto, economia do cuidado e maternidade, até a chegada da pandemia. Ali, somos provocadas pela existência das fronteiras, que excluem ou limitam, e decidimos criar nosso próprio planeta: Planeta ELLA.

Somos 3000 pessoas em 63 países.

 Projetos Especiais

ELLA em Quarentena 2020

80 mulheres e coletivos feministas de 17 países falam sobre impressões do início da quarentena e isolamento, em temas como economia e trabalho, xenofobia e racismo, violência de gênero, prazer e cuidados coletivos, pensando ferramentas e reflexões para um novo mundo possível.

Parlamento Feminista da Bahia

O primeiro Parlamento Feminista do Brasil reuniu parlamentares femininas, prefeitas, vereadoras e representantes dos movimentos sociais pra falar sobre ocupação da política por mulheres.

ELLA Meio Ambiente

Organizadas com a Casa NINJA Amazônia, reunimos mulheres do Brasil, Venezuela, Argentina, Guatemala, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Uruguai para trazer reflexões a partir da perspectiva interseccional e ecofeminista.

2018M – La Internacional Feminista

Em 2018, aconteceu o Segundo Paro Internacional Feminista, uma grande greve no Dia Internacional da Mulher, por todo o mundo organizada pela coalização La Internacional Feminista, que nasceu no ELLA em 2017.

Sementes de Marielle

Uma homenagem a Marielle Franco, que reúne artigos de mulheres que seguiram seu exemplo, um acervo de imagens de sua luta para ajudar a manter sua memória viva e pulsante.

Para Todes, tudo – 8M 2020 

Antes de entrarmos em isolamento em 2020, este 8 de março foi um dos nossos últimos momentos nas ruas. Nossa campanha falava sobre corpo território e da perspectiva ambiental e feminista necessária para a mudança.

Causa

A CAUSA é uma iniciativa cujo objetivo é oferecer assistência jurídica gratuita para mães que enfrentam desafios legais como guarda, pensão alimentícia, divórcio, violência doméstica e outros casos que afetam suas vidas e de seus filhos e filhas.

Copa Femininja 2019

O futebol feminino ainda tem menos espaço e visibilidade do que o futebol masculino e outros esportes. Por isso, realizamos a cobertura colaborativa da Copa do Mundo de futebol feminino, para mostrar ao mundo que futebol pode ser substantivo feminino.

Panamericanas

Para visibilizar a história das mulheres nos esportes, realizamos a cobertura colaborativa do Pan Americano de Lima em 2019, focando em contar os feitos das atletas durante a competição.

Copa Femininja 2023

Indo contra a corrente de publicações sobre esporte feminino que não chegam a 10% na mídia esportiva, junto com a NINJA Esporte Clube, realizamos uma nova edição da cobertura colaborativa da Copa Femininja, no primeiro ano em que 32 seleções se enfrentam no torneio.

Encontro Internacional

Realizado presencialmente desde 2014, o encontro é o momento em que a rede do Planeta ELLA se reúne, troca, debate, avança nas agendas, enxerga seus desafios e organiza e conecta sua comunidade com sua essência de feminismo coletivo.

ELLA em Quarentena Guatemala

Uma edição especial reunindo as vozes do ELLA Guatemala durante a pandemia de COVID 19, impulsionadas por Mujeres en Movimienta, o jornal La Cuerda e Jun Na’oj (um pensamento).

 

Redes

 

 

 

Floresta Ativista

Um lugar onde os mais diferentes temas, lutas e causas se encontram e se misturam. Um terreno fértil de onde brotam agendas comuns e projetos que fortalecem as principais LUTAS CIVILIZATÓRIAS da nossa geração.